outubro 10, 2012


LIÇÃO BÍBLICA: SAUL X GOLIAS

1
Olá garotas,

Hoje vou começar a postar a lição bíblica que vou ministrar domingo para crianças: Davi x Golias.

Há alguns anos atrás fiz um curso de três dias na APEC e a professora Salma nos contou que desenhou um Golias no TNT no tamanho original, ou seja, quase 3 metros de altura, conforme diz a Bíblia. Achei o máximo e pensei em um dia fazer um também... e, finalmente, o dia chegou! Quando peguei minha lição de domingo pensei em fazer o painel.

A tia Salma nos disse naquela ocasião que tinha pintado o TNT com giz de cera. Entretanto eu resolvi mudar isso no meu, pois, não gosto muito de pintura com giz, lápis de cor. Meu negócio é tinta!!!

Alguns meses antes de engravidar havia deixado de lado as tintas. Durante a gravidez nunca tive ânimo para pegar nos pincéis e só agora, oito meses após a Carolzinha nascer eu resolvi encarar as tintas. Fiquei tanto tempo sem pintar que algumas tintas endureceram e tive que jogar fora.

Então, numa noite de sábado, enquanto a Carolzinha dormia e meu esposo ajudava na festa de jovens da igreja, preguei o TNT branco na parede com durex e risquei o Golias com quase três metros de altura. Confesso que deu um trabalhinho. E antes de vocês perguntarem como eu risquei o abençoado, eu escolhi uma imagem na net (no site da sementinha kids - esse site tem desenhos ótimos), tirei a cor dele no site www.drumptr.net e imprimi na transpareência para retroprojetor. Reforçei os contornos do desenho com caneta para retroprojetor, pus no retro e joguei na parede até dar quase 3 metros.

Vejam a imagem que eu escolhi...


Depois de recortar o Golias no photoshop tirei a cor no site descrito acima e a figura ficou assim...


Então, após riscar... só resta pintar!!!

Queria tirar uma foto pintando o painel, mas a máquina estava no quarto da Carol e ela estava tirando uma sonequinha à tarde e eu não queria acordá-la, por isso, eu só tenho a foto do painel secado no varal:



Vejam como ele é grande! Nem coube no varal!

O detalhe é que depois de pintar e secar eu paço caneta para retroprojetor nos contornos do desenho, que faz dar um tcham na figura.
Uma dica legal é que para pintar painéis eu uso qualquer tipo de tinta. Quando eu ainda trabalhava fora, perto do meu serviço tinha uma loja de artesanato que, constantemente, fazia um monte de promoção. Vendia tinta pva da Dayara, pinta couro, craquelê, plástica que estavam quase vencendo por R$1,50, R$0,50 e eu aproveitava e comprava um monte. Se tem coisa que eu nunca me importei é de investir no meu ministério. Daí eu comprava R$60,00 de tinta duma vez e essas tintas já pintaram muitos painéis para o ministério infantil: para festa das crianças, para teatro, para aulas, etc. Quando começei a pintar paineis eu usava só tinta de tecido bem aguadinha. Só que essas tintas não tem muitas cores e, para pintar painéis, as vezes você usa quatro tons de verde, três de marron... razão pela qual um dia eu testei com as outras tintas e... tcham.... deu certo! A partir daí passei a usá-las e vocês podem ver pela foto acima que fica ótimo! O segredo para qualquer tinta é fazer ela bem aguadinha para a pintura ficar tipo uma aquarela. Como fazia muito tempo que eu não pintava, tinha me esquecido desse detalhe, por isso, a pintura não ficou muito boa, mas as próximas eu não vou esquecer!

Eu queria ter tirado a foto do painel pregado na aula, mas infelizemente, esqueçi a máquina fotográfica e, aqui em casa, a parede e baixa para pregá-lo para tirar a foto, então... tirei uma foto de parte do painel no chão para vocês terem idéia de como ficou.



E para compensar não ter a foto do painel inteiro pregado na parede vou mostrar para vocês meu boneco do Golias. Comprei este boneco numa loja de 1,99. Entretanto, ele custou R$10,00. Quando o vi fui logo pensando que ele daria um excelente Golias, porque ele era grande e forte e eu poderia usá-lo com meus outros bonecos (tipo Ken da Barbie) que daria um contraste legal e as crianças teriam noção do gigante que Davi teve que enfrentar. Depois eu caracterizei o boneco... fui em Campinas, comprei tecidos, botões, aproveitei algumas coisas que tinha e fui fazendo a roupa, o chapéu, o lenço, o cinto... Ainda quero achar um escudo e espada de plástico para colocar nele. Achei que ficou lindo!!! (Adoro meus bonecos!!! E qualquer dia mostro minha coleção para vocês que vou comprando para contar histórias para o pequeninos.)



Estes são os visuais que usei... também do site sementinha kids.





Fiz um varal e a medida que contava a história, ia pregando as figuras.
No final segue o esboço da lição bíblica.

Também fiz um alforje e funda de tecido imitando um couro que tinha aqui em casa.



Na manhã de quarta-feira, enquanto a Carolzinha dormia criei no photoshop o cartaz do versículo para memorizar: "... o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1Samuel 16:7b.

Depois que aprendi a mexer no photoshop eu "descobri o Brasil!". Se vocês soubessem o tanto de coisa legal que dá para fazer!!! E eu aprendi foi "fuçando" mesmo, não fiz curso nenhum. Qualquer dia desses eu faço um PAP para vocês.



Fiz o cartaz um tamanho A3 e mando imprimir em papel couchê numa gráfica rápida em frente a Faculdade Anhanguera. O rapaz faz para mim por R$3,50 a folha. Aliás, todos os visuais também eu baixei da net, fiz os ajustes no photoshop do tamanho que eu queria e também imprimi em folha tamanho A3. Fica show!!! 

Para as lembrançinhas eu fiz umas sacolinhas de TNT (como se fosse um alforje) e preguei o tag abaixo, que também fiz no photoshop. Detalhe: as lembrancinhas, alforje e funda foram costurados na máquina de costura.




Dentro de cada "alforje" coloquei um saquinho com cinco amendoins de chocolate, representando as cinco pedrinhas.

E, por fim, para a atividade, peguei duas bolinhas de plástico e cada criança tinha que acertar na cabeça do painel do Golias pregado na parede. Eles adoraram a brincadeira!

Agora, segue abaixo os esboços da lição bíblica e do versículo para memorizar. Me desculpem pela formatação... é que sou nova em blog e ainda estou aprendendo a mexer.


ESBOÇO DA LIÇÃO BÍBLICA: DAVI VENCE O GIGANTE GOLIAS
TEXTO BÍBLICO: 1 Samuel 17
1ª Leitura – Personagens:
Filisteus – Povo inimigo de Israel que acabou após o cativeiro babilônico.
Saul – Rei de Israel
Israelitas
Golias – Um filisteu
Soldado filisteu que carregava o escudo de Golias
Jessé – pai de Davi
Irmãos de Davi – Eliabe, Abinadabe e Siméia
Oficial encarregado da bagagem
Davi

2ª Leitura – Lugares:
Socó – Uma cidade de Judá
Lugar chamado de “Fronteira Sangrenta” entre Socó e Azeca
Vale do Carvalho
Povoado de Efrata, perto de Belém de Judá
Ribeirão

3ª Leitura – Tempo:
Durante 40 dias Golias ficou desafiando o exército de Israel 2x ao dia, pela manhã e a tarde.
Velho testamento, no tempo dos reis, durante o reinado de Saul.
 ESBOÇO
INTRODUÇÃO:Pergunta sobre gigante?
ANDAMENTO:
1.       Os filisteus e israelitas se preparam para lutar em Judá. V.1-3
2.       Golias desafia os israelitas. V. 4-10 e V. 16
FRASE DE LIGAÇÃO: O exército de Israel estava com um problemão!
1ª APLICAÇÃO:
·         Identificar a criança salva: Mas, se você já tem Jesus como seu Salvador
·         Ensino Principal: Confie no Senhor que Ele pode resolver qualquer problema.
·         Definição do E.P: Confiar é entregar o seu problema ao Senhor e esperar que Ele vai resolver
·         Exemplo: Doenças incuráveis, provas muito difíceis
·         Ensino principal: Confie no Senhor que Ele pode resolver qualquer problema.
FRASE DE LIGAÇÃO: O exército de Israel não confiou em Deus.
3.       Saul e o exército de Israel fica apavorado. V. 11
4.       Jessé manda Davi ir no acampamento israelita levar mantimentos e trazer notícias de seus irmãos. V.12-19
5.       Davi chega no acampamento israelita quando os soldados se preparavam para a guerra. V. 20-22
6.       Golias desafia novamente o exército de Israel. V. 23-25
7.       Davi questiona os soldados israelitas sobre a recompensa para matar Golias e diz quem era aquele pagão que estava desafiando o exército do Deus vivo!. V. 26 e V. 30
FRASE DE LIGAÇÃO: Isso nos faz pensar sobre quem é o Deus vivo...
·         Quem é Deus: Criador, pai, amor
·         Nossa necessidade por causa do pecado: Mas tem uma coisa que nos separa de Deus: o pecado. A Bíblia diz que todos nós somos pecadores.
·         A solução para o pecado: Deus enviou Jesus para morrer em nosso lugar
·         Versículo: João 3:16
·         Você precisa de Jesus em sua vida.
FRASE DE LIGAÇÃO: Davi sabia quem era o Deus vivo.
8.       Saul manda chamar Davi. V. 31
9.       Davi diz que vai lutar com Golias. V. 32-37
FRASE DE LIGAÇÃO: Davi não tinha experiência em lutas, mas confiou que o Senhor lhe daria a vitória.
2ª APLICAÇÃO:
·         Identificar a criança salva: Se você já tem Jesus como seu Salvador
·         Ensino Principal: Confie no Senhor que Ele pode resolver qualquer problema.
·         Ajuda prática: Diante de um problema ore a Deus e espere a solução do problema.
·         Ensino principal: Confie no Senhor que Ele pode resolver qualquer problema
FRASE DE LIGAÇÃO: Davi sabia que Deus era poderoso para entregar Golias nas suas mãos.
10.   Saul dá sua armadura para Davi. V. 38-39
11.   Davi escolhe cinco pedras no ribeirão e sai para enfrentar Golias. V. 40
12.   Golias caçoa de Davi. V. 41-44
13.   Davi responde Golias. V. 45-47
CLÍMAX
14.   Davi atira uma pedra na cabeça de Golias, que cai no chão. V. 48-49
CONCLUSÃO
15.   Davi mata Golias e os filisteus fogem e o exército de Israel os segue e os mata. V. 50 V. 48-54.
FRASE DE LIGAÇÃO: Porque Davi confiou no Senhor, Este lhe deu a vitória.
3ª APLICAÇÃO:
·         Identificar a criança salva: Se você já tem Jesus como seu Salvador
·         Ensino Principal: Confie no Senhor que Ele pode resolver qualquer problema.
·         Atividade prática: ........
FRASE DE LIGAÇÃO: Jesus uma vez prometeu que todos aqueles que cressem nEle e O recebessem como seu Salvador iriam ter a vida eterna. E se você confia na sua promessa de que Ele quer te salvar...
APELO:
·         Pedir para abaixar a cabeça
·         Resumir mensagem da salvação
·         Fazer o convite
·         Separar para o aconselhamento.


ESBOÇO DO VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

“... o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7
1.       INTRODUÇÃO:
Mostrar a figura do homem mais alto do mundo.

2.       APRESENTAÇÃO:
Ler primeiro o versículo na Bíblia
Apresentar o cartaz

3.       EXPLICAÇÃO:
“... o homem vê o que está diante dos olhos...” – Significa que o homem só consegue ver a aparência da pessoa, o que está por fora.
“... olhar para o coração” – Deus sabe o que se passa dentro do coração do homem, se ele é bom, mal, etc..
Assim Deus não se preocupa com sua aparência, se você é alto, magro, gordo, magro ou tem dinheiro. Deus está interessado no que está dentro do seu coração, se você é obediente, se você é uma boa pessoa.

4.       APLICAÇÃO:
Criança salva: Você criança que tem Jesus no coração saiba que ele não se importa com sua aparência, se você é alto, magro... Ele está interessado no que está dentro do seu coração, se você é obediente, se você é uma boa pessoa.

Criança não salva: Agora você que ainda não tem Jesus no seu coração você precisa fazer isso hoje mesmo porque Ele se importa com você e está interessado no seu coração.

5.       REPETIÇÃO:
Mínimo 6x

Gente, please, se gostaram, por favor... deixem recadinhos!!! E não se esqueçam de seguir o blog tá!

Beijinhos,

Zulmira.


1 comentários:

Karolline Poerner disse...

Olá Zulmira,
Me identifiquei com seu blog. Estava procurando um desenho de Golias e acabei conhecendo seu blog.
Gostei muito do que vi e li aqui.
Um abraço.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...