agosto 08, 2012


FANTOCHE DE ANA E O SARCEDOTE ELI

2
PUPPET ANA AND THE PRIEST ELI

Olá, garotas!

Toda semana pretendo postar novidades aqui no blog. Esta semana separei para vocês um visual muito legal que criei para contar qualquer história bíblica que envolva Ana (mãe de Samuel) e o Sacerdote Eli.
Todo professor, com o passar do tempo, começa ter um olhar filtrado para objetos, coisas, de forma que você vai batendo o olho em alguma coisa e pensa "isso aí dá um bom visual para uma aula".
Foi assim, que surgiu a idéia do visual de hoje.
Adoooooro ir em banca de revista e ficar vendo revistas de educação infantil, artesanato, na esperança de encontrar algo bom. Sempre que estou passando perto de uma revistaria, não resisto, e paro nem que seja alguns minutinhos para "dar uma olhadinha". E foi numa dessas "paradinhas" que encontrei uma revista sobre fantoches.
E, ao folhear a revista e ver o fantoche (ou boneca) do chapeuzinho vermelho (a sexta figura) eu fui logo pensando que daria para fazer um boneco para contar histórias para crianças. Isto porque, na verdade, são dois bonecos, um por baixo da saia do chapeuzinho, que aparece quando você vira o chapeuzinho de cabeça para baixo. Na revista, por baixo da saia do chapeuzinho está o boneco do lobo mal. Diante disso, eu não pensei duas vezes, comprei a revista e fui para casa "matutar" o que eu ia fazer.
Há muito tempo eu estava querendo fazer um boneco que representasse um sacerdote, com peitoral e roupas características. Então aproveitei a idéia da revista e montei dois personagens: o Sacerdote Eli e Ana.

Certa vez, eu fui num curso na APEC e tinha uma professora vendendo um boneco de sacerdote (desculpem, mas não lembro o nome dela para dar-lhe os créditos, mas se ela ler o blog vai saber quem é). Tirei umas fotos e quardei. Quando fui montar este fantoche, lembrei das fotos e me inspirei no sacerdote dela para fazer o meu. Também fiz uma pesquisa na net e no bicionário bíblico para entender como eram as roupas do sacerdote e tentei fazer algo parecido.

Veja o detalhe das doze pedras representando as doze tribos de Israel.


E quando você vira o fantoche do sacerdote para baixo, aparece por baixa da sai o fantoche de Ana (que tem duas caras: de um lado triste chorando (porque não podia ter filhos) e do outro lado alegre (porque o Senhor ouviu sua oração e lhe deu Samuel).

Vejam como fica o fantoche "de duas cabeças"!!!


Na outra ponta está o fantoche da Ana chorando de um lado...

E do outro lado Ana alegre porque o Senhor ouviu sua oração.
Confesso que a caracterização da Ana não ficou igual as roupas da época. Mas é que eu estava doida para terminar o fantoche e só tinha esse tecido floral.
Assim, se você for fazer em casa, use um tecido para o vestido que dê idéia dos tecidos da época, algo escuro, listrado, etc.. 
Uma coisa que ficou faltando foi colocar cabelo na Ana, mas eu ainda vou fazer...
Quem quiser o molde do fantoche basta se inscrever como meu seguidor e me mandar um e-mail.
Agora se você não tem habilidade para fazer o visual e prefere comprar, eu faço para você, é só me mandar um e-mail que combinamos.
Espero que tenham gostado!
Até senana que vem.
Beijos. 

2 comentários:

feh disse...

Boa tarde! Gostei muito dos fantoches! mandei um email pra vc pedindo os moldes.
Obrigada!

Unknown disse...

Boa noite Zulmira como faço para adquirir os moldes dos fantoches em tamanho natural? meu e-mail: jorjaotj@hotmail.com.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...