agosto 03, 2012


VISUAIS PARA ENSINO DE VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: DEDOCHES DE FELTRO (OVELHINHAS, LOBO E PASTOR), CAIXA DA BÍBLIA E CARTAZ

2

DEDOCHES LAMBS, PASTOR AND WOLF

Olá meninas,

Hoje eu vou postar no blog mais um trabalho que eu fiz.

Bem, primeiramente, quero dizer que graças a Deus sou serva do Senhor há mais de 10 anos e Ele me deu o privilégio de dar aulas para as crianças na Escola Dominical. E, ao longo desses anos Ele foi me capacitando, me capacitando e eu fui fazendo tanta coisa legal para ensinar as crianças, que agora quero compartilhar com vocês.

Assim, o que vou mostrar hoje foi um material que criei (quero mostrar aqui no blog só coisas que eu criei) (aliás, nesse caso, Ele me inspirou, rs) para ensinar as crianças o versículo para memorizar que está no Salmo 23, versículo 1: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." A técnica para ensinar esse versículo é a que a APEC ensina o IAEAR (introdução, apresentação, explicação, aplicação e repetição).

Então vamos lá...


ESBOÇO DO VERSÍCULO BÍBLICO PARA MEMORIZAR
(Para crianças pequenas)

SALMO 23:1 – “O Senhor é o meu pastor: Nada me faltará.”

1.    INTRODUÇÃO: Teatro com dedoches.
Abrir a tampa da caixa (no meu caso eu usei a caixa da Bíblia) particularmente para cada criança, perguntando o que ela vê lá dentro. Quando abrir a tampa fazer o som de uma ovelha. Depois que mostrar para algumas crianças, perguntar para as outras o que elas acham que têm na caixa. Ir tirando as ovelhas dizendo assim: Uma ovelhinha, duas ovelhinhas, três ovelhinhas... As ovelhinhas estavam no pasto descansando. De repente, apareceu o lobo (mostrar dedoche do lobo) e queria atacar as ovelhinhas. Mas o pastorzinho das ovelhas não deixou não (mostrar o dedoche do pastorzinho). Ele pegou uma pedra e tacou no lobo, que saiu correndo. O pastorzinho cuida das ovelhinhas.

Frase de ligação: Vocês sabiam crianças, que a Bíblia diz que nós também temos um pastor?

2.    APRESENTAÇÃO:
- A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela está dividida em duas partes, VT e NT. O versículo que vamos aprender hoje está no VT no Salmo 23, versículo 1. Versículo é aquele número pequenininho;
- Abrir a Bíblia e ler primeiro o versículo na Bíblia;
- Apresentar o cartaz;
- Pedir para as crianças lerem.

3.    EXPLICAÇÃO:
- Pastor é aquele que cuida da gente. Então este versículo está dizendo que Deus cuida da gente e por isso...
- Nada me faltará. Nada é nada, nem comida, nem o que vestir, etc..

4.    APLICAÇÃO:
- Criança não salva: Então você criança que ainda não recebeu Jesus no seu coração, você deve fazer isso hoje mesmo para que Ele seja o seu pastor e cuide de você em todas as suas necessidades.
- Criança salva: Agora você criança que já recebeu Jesus no seu coração, saiba que o Senhor é o seu pastor e cuida de você. Assim, quando você estiver precisando de alguma coisa, um tênis, uma mochila, uma cura na família, um emprego para o papai, saiba que você pode orar ao Senhor para que ele supra a sua necessidade porque Ele é o seu pastor.

5.    REPETIÇÃO:
Cantar um rap e repetir no mínimo 6 vezes.

MATERIAL UTILIZADO



Caixa da Bíblia de onde tirei os dedoches encapada com TNT e figuras de EVA
OBS.: A caixa foi eu que fiz, mas copiei o modelo de uma que vi no Congreço da Igreja Videira

Dedoches de feltro costurados à mão

Cartaz com o versículo a ser ensinado
E por fim uns cartãozinhos com o versículo bíblico feito no photoshop

A caixa da bíblia e os dedoches podem ser usados para infinitas outras aulas. Se vocês soubessem o quanto eu já os usei... lição do Bom Pastor, introdução para outras aulas...

Espero que tenham gostado do post de hoje e, por favor, façam inscrição de seguidoras (ou seguidores) do blog e deixem recadinhos, rsrsrs!!!

Ah! já ia me esquecendo! Se você não tem muita habilidade e prefere comprar seu material didático eu faço para você. Posso montar qualquer aula com qualquer visual, dedoches, fantoches, avental de histórias, flanelógrafos, etc., etc., basta me enviar um e-mail: zulmiramoreira@hotmail.com 

Em breve estarei postando três aventais de histórias que fiz para a EBF "Honrando a Deus".

Beijinhos. 





2 comentários:

Bellas e Saudáveis disse...

Amei esses recursos, vou usar.

Unknown disse...

Amei esses recursos. Eu preciso saber mais!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...